12 princípios bíblicos sobre gestão financeira

imagem

21/03/2023 12:00

12 princípios bíblicos sobre gestão financeira


No texto “Uma reflexão sobre finanças com base na Palavra de Deus” expliquei que o dinheiro é uma parte importante em nossa vida e para os nossos relacionamentos. Mencionei que na Bíblia existem mais de 25 princípios sobre finanças. Dentre esses princípios, podemos destacar alguns que estão relacionados a nós mesmos, à nossa família e ao nosso próximo:


 1.Ganhe dinheiro honestamente


“Feliz é o homem que empresta com generosidade e que com honestidade conduz os seus negócios.” (Salmos 112.5)


 2.Planeje seus gastos


"Qual de vocês, se quiser construir uma torre, primeiro não se assenta e calcula o preço, para ver se tem dinheiro suficiente para completá-la?” (Lucas 14.28)


3.Poupe


“Na casa do sábio há comida e azeite armazenados, mas o tolo devora tudo o que pode.” (Provérbios 21.20)


4.Gaste no que importa


“Por que gastar dinheiro naquilo que não é pão e o seu trabalho árduo naquilo que não satisfaz? Escutem, escutem-me, e comam o que é bom, e a alma de vocês se deliciará na mais fina refeição.” (Isaías 55.2)


5.Eduque-se financeiramente


“O coração do que tem discernimento adquire conhecimento; os ouvidos dos sábios saem à sua procura.” (Provérbios 18.15)


6.Eduque financeiramente seus filhos


“Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno estejam em seu coração. Ensine-as com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar.” (Deuteronômio 6:6-7)


7.Honre a Deus com seus bens


Honre o Senhor com todos os seus recursos e com os primeiros frutos de todas as suas plantações; os seus celeiros ficarão plenamente cheios, e os seus barris transbordarão de vinho. Provérbios 3:9-10


8.Nunca deva nada a ninguém


“Não devam nada a ninguém, a não ser o amor de uns pelos outros, pois aquele que ama seu próximo tem cumprido a lei.” (Romanos 13.8)


9.Pague seus impostos


“Deem a cada um o que lhe é devido: Se imposto, imposto; se tributo, tributo; se temor, temor; se honra, honra.” (Romanos 13.7)


10.Seja generoso e caridoso


“O generoso prosperará; quem dá alívio aos outros, alívio receberá.” (Provérbios 11.25)


Todos esses princípios e ainda muitos outros nos mostram como é importante ter o discernimento para entender que a Bíblia Sagrada é a Palavra inspirada por Deus para nos ajudar em tudo. A Bíblia tem que ser o nosso manual de vida, inclusive quando falamos de finanças.


Para fechar este tema, faço referência a uma reportagem que saiu na Gazeta do Povo em dezembro de 2019 e atualizada em agosto de 2021. O texto de Geraldo Campos Jr. também fala sobre princípios bíblicos sobre finanças, onde eu destaco dois que não foram mencionados anteriormente, mas que nos ajudam a entender aquilo que a Palavra de Deus nos diz, quando falamos em fianças.


11.Não tenha preguiça de trabalhar


“Até quando você vai ficar deitado, preguiçoso? Quando se levantará de seu sono? Tirando uma soneca, cochilando um pouco, cruzando um pouco os braços para descansar, a sua pobreza o surpreenderá como um assaltante, e a sua necessidade lhe virá como um homem armado.” (Provérbios 6.9-11)


Uma das maneiras mais eficientes de prosperar financeiramente é buscar trabalhos e atividades extras para ganhar um pouco mais. Para isso, nada de preguiça! O trabalho na Bíblia é tratado como a única fonte de riqueza material. Já a preguiça é um pecado.


12.Seja um investidor, multiplique seus bens


“Pois a quem tem mais será dado, e terá em grande quantidade. Mas a quem não tem, até o que tem lhe será tirado.” (Mateus 25.29)


A parábola dos talentos, em Mateus 25, é a maior aula que a Bíblia dá sobre importância de investir. O homem que não fez nada com a riqueza que ganhou, perdeu o seu bem, mas os dois que tiveram as quantias multiplicadas, foram recompensados. Hoje existem vários investimentos e aplicações que podem fazer seu dinheiro render.

0 Comentarios

Compartilhe:

imagem imagem

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Para falar sobre LGPD: contato@contato.com